Notícias do Front

DIREITO AUTORAL NEGADO PARA ECAD POR TENTAR IMPEDIR SHOW DO KID ABELHA
12/08/2011

 O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD teve pedido de cobrança por direito autoral negado em ação ajuizada na comarca de Joaçaba, contra Terra Brazilis Produções Marketing Ltda. O órgão sustentou que, devido a inadimplências referentes a outros eventos considerados irregulares, ajuizou a ação a fim de que a empresa não tivesse autorização para realizar o show da banda Kid Abelha, marcado para abril de 2006, no Oeste do Estado. 

   Terra Brazilis, em sua defesa, explicou que efetua, regularmente, pagamento mensal do valor relativo à execução pública de músicas para o Ecad. Acrescentou que as canções executadas nos shows da banda são de própria autoria, ou seja, eles possuem autorização para executá-las. 

   Para o relator da matéria, desembargador substituto juiz Saul Steil, é evidente que os direitos autorais pertencem à banda, incluindo o seu livre dispor para utilização, publicação ou reprodução da forma que quiser. “Sendo assim, carece de razão a cobrança de direitos autorais, realizada pelo ECAD, de músicas que foram interpretadas por seus próprios autores”, concluiu. Por votação unânime, a 3ª Câmara de Direito Civil manteve a sentença de 1º Grau. (Ap. Cív. n. 2011.045196-4)

 

Fonte: TJSC