Notícias do Front

Música e Direito: Projeto inédito do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul
10/05/2011

 

Projeto inédito do Memorial do Judiciário do 
Rio Grande do Sul 
une Música e Direito

Uma proposta inusitada pretende apresentar a música de diferentes países e analisar em que cenário histórico ela foi concebida. Por meio do Projeto Direito e Música - Terça Lírica no Palácio, o Memorial do Judiciário do RS vai oferecer à comunidade ciclos musicais e a relação do enredo das óperas com o Direito.


(Imagem meramente ilustrativa)

Segundo o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Coordenador do Memorial do RS, a história de processos opera como um canal para que temas diversos da experiência social possam ser trabalhados. Com este projeto, o Memorial do Judiciário oportuniza a apresentação da produção artística musical, resgatando as relações sociais e culturais imbricadas no Direito. A organização artística do projeto é da Soprano Candice Rybu Mascarello.

Projeto Direito e Música - Terça Lírica no Palácio será desenvolvido ao longo de todo o ano, sempre em uma terça-feira do mês, totalizando oito eventos ao longo de 2011. Estão previstos recitais didáticos, exposições sobre o enredo ou tema do repertório e apresentação musical.

O primeiro encontro ocorrerá no dia 17 de maio, a partir das 18 horas, na Galeria dos Casamentos, no Palácio da Justiça do RS(localizada na Praça da Matriz, número 55). O evento é gratuito e direcionado para o público em geral. 

Barítono Sérgio Santos e o Pianista acompanhador Rodolfo Wulfhorst são os primeiros convidados. As óperas escolhidas foram: Ópera Porgy and Bess, de George Gershwin, e Ópera Carmen, de Georges Bizet.

Ópera Porgy and Bess - Traz à cena uma tragédia de amor, ao relatar o melancólico drama amoroso do casal negro Porgy e BessPorgyé um mendigo aleijado e faz de tudo para conseguir ficar com sua amada Bess. Ela, apesar de também querer ficar ao seu lado, precisa se desvencilhar de seu amante opressor, Crown, e dos cortejos do traficante Sportin’ Life. Ambientada no sul dos Estados Unidos, na fictíciaCatfish Row, na Carolina do Sul, nos anos 1930, apresenta um retrato convincente da vida de uma comunidade negra paupérrima, em um período de intensa discriminação racial nos Estados Unidos. A ópera tem influência do jazz e da música religiosa.

Ópera Carmen - Uma das óperas mais populares do repertório lírico, Carmen conta a história de uma cigana cigarreira da Sevilha do século XIX, na Espanha. Carmen se apaixona por Don José, tenente da guarda local, e logo o deixa por Escamillo, o Toureiro. Arruinado, Don José tenta em vão com que Carmen volte para ele. Ela o repudia. Revoltado, Don José mata Carmen com uma apunhalada. O repertório contém as melodias mais populares que uma ópera já produziu.

 

Fonte: TJRS