Notícias do Front

Economia da Cultura: uma introdução
03/03/2011

 

 
 
Economia da Cultura: uma introdução
 
O curso busca instrumentalizar o aluno para compreender, de forma introdutória, a análise do setor cultural a partir das ferramentas da ciência econômica. Toma-se por referência a massa crítica formada em temas consagrados nesse novo campo de estudos no Brasil e em paradigmas internacionais. No término do curso espera-se que o aluno seja capaz de compreender o conceito e as mais avançadas discussões sobre Economia da Cultura como um meio de acesso a esse campo de estudos e trabalho. 
 
Carga horária: 12 horas/aula. 
Datas: dias 21, 22, 23, 28, 29, 30 de março
Horário: das 19h às 21h
Investimento: R$440,00 à vista ou duas vezes de R$ 230,00. No pagamento antecipado até dia 02/03, 10% de desconto à vista.
Vagas: máximo 12 alunos
 
Tópicos:
 
. Economia da Cultura: uma introdução teórica e prática
. A ciência econômica no contexto da cultura
. Cadeias produtivas de bens culturais
. Valor econômico e valor cultural 
. O caráter simbólico dos bens e consumo culturais
. Políticas Públicas e a Economia da Cultura
. A Economia Criativa no contexto brasileiro
 
Leandro Valiati é Economista (UFRGS), Mestre em Urbanismo com ênfase em Economia da Cultura (PROPUR-UFRGS), Doutorando em Economia do Desenvolvimento (PPGE-UFRGS). É professor, consultor e pesquisador em Economia da Cultura em diversas instituições nacionais e internacionais, entre elas UFRGS, Ministério da Cultura e Unesco. É especialista na construção de indicadores de avaliação socioeconômica de políticas, programas e cadeias produtivas de Economia da Cultura; é organizador e autor dos livros Economia da Cultura: Bem-Estar Econômico e Evolução Cultural, editora da UFRGS, e Economia da Cultura e Cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul, editora Terceiro Nome.

 

Fonte: CASA ETHOS