Notícias do Front

OAB/RS alertará instituições de ensino sobre plágios em produções científicas
12/01/2011

OAB/RS atuará junto às instituições de ensino para alertar sobre plágios em produções científicas

Um dos focos do trabalho da Comissão Especial de Propriedade Intelectual será discutir a questão da importância dos direitos intelectuais.

Foto: Juliana Jeziorny, Arquivo OAB

A diretoria da Ordem gaúcha designou o presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual (CEPI) da OAB/RS, professor Gonzaga Adolfo, para buscar a ampliação do relacionamento com as instituições de ensino, visando alertar sobre plágios em produções científicas e discutir a questão da importância dos direitos intelectuais.

Segundo ele, a iniciativa tem por objetivo o aprofundamento dos estudos a respeito do tema, conforme orientação do CFOAB. “Assim, serão ampliados os contatos com as instituições de ensino (tanto de nível superior, como de outras esferas) para que se divulgue o estudo e a observância plena e eficaz dos direitos intelectuais em suas mais variadas áreas, como direitos autorais, direito do inventor, marcas e direitos conexos”, explicou Adolfo.

A CEPI da OAB/RS será parceira dos órgãos estatais, públicos, particulares, empresariais, sindicais e estudantis, no sentido de valorizar a criatividade, os avanços da sociedade, da informação e da tecnologia, salientando os princípios éticos.

Em parceria com a Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS, serão enfatizadas ações de prevenção aos plágios em trabalhos acadêmicos. “Atualmente, pelas facilidades existentes na informática, as cópias em produções científicas devem ser analisadas sob o olhar jurídico, primando pela ética e pela metodologia de pesquisa”, afirmou Adolfo. 

 

Fonte: OAB RS