Notícias do Front

Pirataria: Ministério da Justiça no combate à falsificação de medicamentos
05/10/2010

MJ participa de operações de combate à falsificação de medicamentos

Brasília, 05/10/2010 (MJ) – Os números mais recentes das operações conjuntas de combate à falsificação de medicamentos no país serão divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6), em Brasília. As operações se destinam a combater a falsificação, o contrabando, roubo de carga e medicamentos sem registro.

O balanço está relacionado às operações que foram realizadas, em 2010, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e as polícias civis estaduais, além das secretarias de vigilância sanitária dos estados e municípios.
 
Durante o ano, 32,5% das inspeções resultaram em prisões e 46,9% dos locais inspecionados foram interditados. As fiscalizações são realizadas em indústrias, farmácias, drogarias, clínicas, hospitais, distribuidoras, academia de ginástica e qualquer outro estabelecimento que comercialize medicamentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.
 
No evento serão apresentadas as perspectivas para o reforço ao controle e fiscalização de medicamentos por meio da implantação do sistema de rastreabilidade e autenticidade de medicamentos.
 
A secretária executiva do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP/MJ), Ana Lúcia Moraes Gomes e outras autoridades participam da coletiva.

 

Fonte: Ministério da Justiça