Notícias do Front

Arbitragem: OAB/RS estuda criação de Câmara Arbitral
10/09/2010

 

A ideia é que as partes só possam ser representadas por advogados, garantindo, assim, os honorários de sucumbência.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles, recebeu, na noite desta quinta-feira (02), no gabinete da presidência, o presidente da Comissão Especial de Arbitragem da entidade, conselheiro seccional Ricardo Ranzolin.

No encontro, foi discutida a ideia de criação de uma Câmara Arbitral – com o objetivo de julgar os litígios que os advogados queiram que sejam decididos por meio da arbitragem. Para a efetivação desse trabalho, seria criado um cartório na OAB/RS, no qual seriam entregues os processos e também se denominaria o árbitro – no caso advogado (1 ou no máximo 3).

“A Ordem gaúcha está buscando mecanismos para solução de conflitos com a ampliação do trabalho dos advogados, pois as partes só podem ser representadas por estes profissionais, garantindo também os honorários de sucumbência”, definiu Lamachia.

Segundo Ranzolin, o próximo passo é levar a ideia para apreciação do Conselho Pleno já na próxima reunião, que ocorrerá na sexta-feira (10).
 
 
Notícia veiculada em 02/09/10.

 

Fonte: OAB RS