Notícias do Front

Biodiversidade em debate: patrimônio genético, patentes e pirataria.
03/08/2010

Fórum discute patrimônio genético, patentes e pirataria

No Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza no dia 12 de agosto, em Campinas, o fórum "Biodiversidade em perspectiva: patrimônio genético, patentes e pirataria". Afinal, a quem devem pertencer os royalties das descobertas científicas no Brasil e no resto do mundo?

O evento é gratuito e acontece no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (CDC), das 9h às 17h. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no assunto. As inscrições devem ser realizadas no site da Unicamp até o dia 10 de agosto.

Pela manhã, às 9h30, haverá a palestra "Problemas e potencialidades da biodiversidade brasileira: patentes e biopirataria", com Gonçalo Guimarães Pereira, professor titular da Unicamp e revisor de diversos periódicos científicos.

Em seguida, às 11h, acontecerá a mesa redonda "Biotecnologia, Patentes e Biopirataria", com Márcio Schuler, Diretor do Departamento do Patrimônio Genético do Ministério do Meio  Ambiente (DPG) e Lara Sette, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas  da Unicamp (CPQBA).

No período da tarde, às 14h, o pesquisador Roberto Berlinck da Universidade de São Paulo apresenta a palestra "Cientistas brasileiros não são biopiratas". Na seqüência, às 15h15, Spartaco Astolfi Filho, professor titular de biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, e Herton Escobar, repórter do jornal "O Estado de São Paulo", participam da mesa redonda "Biodiversidade: quadro atual, potencialidades, perdas, impactos e propostas para o futuro".

- Informações do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

 

Fonte: INPI