Notícias do Front

Cinema: AnimaMundi 2010
13/07/2010

Será realizado de 16 a 25 de junho no Rio de Janeiro e de 28 de julho a 1° de agosto em São Paulo

O 17° Festival Internacional de Animação do Brasil (Anima Mundi) - hoje, um dos três maiores eventos do setor no mundo - acontece de 16 a 25 de junho no Rio de Janeiro e de 28 de julho a 1° de agosto em São Paulo. O festival completa 18 anos comemorando a expansão do mercado brasileiro de animação. Este ano, foram mais de 300 inscrições de filmes brasileiros.

Para esta edição, os diretores receberam mais de 1500 inscrições e selecionaram 452 filmes de vários países, como França, Alemanha, Austrália, Israel, Polônia, Argentina, Taiwan, Letônia, Coréia do Sul, Finlândia, Rússia, Singapura e China, além da estreante República da Macedônia.

Na última segunda-feira, 12 de julho, na Praça do Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, aconteceu a cerimônia de abertura do evento, ao qual compareceu o secretário do Audiovisual, Newton Cannito, representando o Ministério da Cultura.

Responsável direto por toda esta revolução na área, o Anima Mundi - criado em 1993 pelos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães - deixou de ser apenas uma vitrine de exibição de curtas e longas-metragens para se tornar uma plataforma de difusão, debate e fomento ao setor no país.

Um dos três maiores eventos de animação do mundo e o maior do hemisfério sul, o Anima Mundi já exibiu 5.927 filmes e levou quase um milhão de espectadores às salas de cinema, oficinas, debates e workshops que promoveu. O evento tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras.

Informações e a programação completa no site www.animamundi.com.br.

(Narla Aguiar, Ascom SAv/MinC)

 

Fonte: MinC