Notícias do Front

Mostra de cinema italiano em Porto Alegre
29/06/2010 / ORIUNDI

 

Terceira edição da Mostra de Cinema Italiano em Porto Alegre abre com filme estrelado pelos ícones Mastroiani e Sofia Loren.

 A III Mostra do Cinema Italiano, em Porto Alegre, será realizada de 12 a 16 de julho, na sede Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul (Rua João Telles, 317), às 19h. A entrada é franca. A promoção é realizada em parceria com a Associação Rio-grandense de Professores de Italiano (ARPI). O evento será realizado em homenagem ao professor Emilio Daiocchi. Em cada sessão, haverá um professor para conduzir a apresentação e os debates.

Programação

Dia 12 de julho - Segunda-feira 

Una Giornata Particolare –(Um Dia Muito Especial) -1977 - Itália/CanadáGênero: drama – Direção: Ettore Scola – Elenco: Marcello Mastroiani- Sofia Loren
Sinopse: Antonietta (Sofia Loren) uma dona de casa negligenciada pelo marido fascista e o radialista
Gabrielle (Mastroiani), vizinhos de apartamento, passam a ter uma intensa relação no dia da visita de Hitler a Mussolini, na primavera de 1938. Apesar dos dramas e esperanças compartilhadas, nada será alterado na vida dos protagonistas. O filme recebeu César e Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro e indicado para o Oscar, rendendo também à Mastroiani sua segunda indicação da Academia.
Idioma: Italiano - Legendas: Português - Duração: 105 minutos

Dia 13 de julho - Terça-feira
Casomai (Se por acaso) – 2002 – Itália - Direção: Alessandro D’ Alatri
Gênero: Comédia – Elenco: Stefania Rocca (Stefania), Fabio Volo (Tommaso), Gennaro
Nunziante (Don Lívio)
Sinopse: Tommaso e Stefania decidiram coroar sua relação com o casamento e contam com um jovem padre que lhes promete uma cerimônia incomum. E a promessa é mantida, a celebração da união irá adicionar até uma análise da sua relação como um casal moderno.
Idioma: Italiano - Legendas: Italiano - Duração: 110 minutos

Dia 14 de julho - Quarta-feira
La Finestra di Fronte (A Janela da Frente)-2003-Itália/Reino Unido/ Turquia
Gênero: drama - Direção: Ferzan Ozpetek – Elenco: Giovanna Mezzogiorno/ Massimo Girotti
Sinopse: Giovanna (Giovanna Mezzogiorno) é uma jovem mãe de duas crianças, que tem uma vida infeliz no casamento. Um dia, seu marido acolhe em casa um velho que perdeu a memória na guerra. Tentando ajudar o homem, Giovanna pede ajuda a Lorenzo (Raoul Bova) um vizinho que mora na frente de sua casa. Este relacionamento faz com que Giovanna questione a sua vida.
Idioma: Italiano - Legendas: Português - Duração: 106 minutos

Dia 15 de julho - Quinta-feira
Totò a Colori ( Totó a Cores)-1952 - Itália - Direção: STENO (Stefano Vanzina)
Gênero: comédia - Elenco: Totó - Luigi Pavese, Rocco d’ Assunta, Franca Valeri
Sinopse: O maestro de música Antônio (Totó) espera há anos ser recebido por um grande editor de Milão. Depois de haver regido com bravura a orquestra da sua cidade, o sobrinho do prefeito promete a Antonio levá-lo ao editor de Milão. Lá acontecem uma série de contratempos cômicos, até ser descoberta a genialidade de Antônio.
Idioma: Italiano - Legendas: Italiano - Duração: 105 minutos

Dia 16 de julho - Sexta-feira
Caos Calmo ( Caos Calmo) – 2008 - França – Direção: Antonio Luigi Grimaldi
Gênero: drama - Elenco: Nanni Moretti, Valeria Goleno, Alessandro Gassmann
Sinopse: Baseado no romance do escritor Sandro Veronesi, o longa mostra o comportamento do executivo italiano Pietro Paladini (Nanni Moretti) que tenta superar o luto causado pela morte inesperada da esposa.
Idioma: Italiano - Legendas: Português - Duração: 105 minutos

 

 

 

Fonte: Revista Oriundi