Notícias do Front

Magistrados do Paraná realizam Curso de Aperfeiçoamento em Arbitragem
11/06/2010

Curso Regional de Aperfeiçoamento para Magistrados em Arbitragem e Seminário de Arbitragem.

Foi realizado pela Escola da Magistratura do Paraná - EMAP, com apoio da Câmara de Arbitragem das Indústrias do Estado do Paraná – CAIEP, nos dias 11 e 12 de junho o Curso Regional de Aperfeiçoamento para Magistrados em Arbitragem e no dia 18 de junho o Seminário de Arbitragem.

Na abertura do curso estiveram presentes: Dr. FERNANDO ANTONIO PRAZERES - Diretor-Geral da EMAP, Dr. EVANDRO PORTUGAL - Coordenador-Geral de Cursos da EMAP, Dr. SANDRA BAUERMANN – Vice-Diretora do Núcleo de Curitiba e o Dr. CESAR A. GUIMARÃES PEREIRA - Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP.

No seminário estiveram presentes: Des. RUY FERNANDO DE OLIVEIRA - 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Dr. ARTHUR CARLOS PERALTA NETO - Presidente da CAIEP, MIN. FÁTIMA NANCY ANDRIGHI - Ministra do Superior Tribunal de Justiça, CARLOS ALBERTO CARMONA - Professor da USP, Des. JOEL DIAS FIGUEIRA JUNIOR - Desembargador do TJSC, EDUARDO TALAMINI - Professor da UFPR, Dr. ROBERTO PORTUGAL BACELLAR – Juiz de Direito do Estado do Paraná, representando a AMAPAR, Dr. FERNANDO ANTONIO PRAZERES - Diretor-Geral da EMAP, o Dr. CESAR A. GUIMARÃES PEREIRA - Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP

Os eventos são resultados de trabalhos e esforços realizados pela Caiep (Câmara de Arbitragem e Comércio das Indústrias do Estado do Paraná) e pela Emap –(Escola da Magistratura do Paraná), com o objetivo de esclarecer dúvidas e fomentar os debates sobre o tema arbitragem.

O 34º Curso Regional de Aperfeiçoamento para Magistrados, visando a atualização dos magistrados e o aperfeiçoamento no desempenho funcional, foi organizado com palestras, painéis e metodologia participativa, com momentos para debates, resolução de casos em grupo e discussão em plenário, o que levou os magistrados a refletir sobre fundamentos, alterações legislativas e repercussões das decisões e encaminhamentos jurisdicionais, possibilitando a troca de idéias necessárias à ampliação do conhecimento.

Para tanto, foram convidados especialistas na temática abordada para realização das exposições, seguidas de debates e atividade individual e em grupo, com discussão em plenário.

Participou do 34º CRAM um total de 39 Magistrados e 3 Promotores de Justiça. O desempenho dos cursistas foi aferido pela presença (mínimo de 75%) e participação no grupo de trabalho, com resolução em grupo de um caso concreto e resolução individual de um caso entre seis.

Participaram do seminário 124 convidados (magistrados, membros das câmaras de arbitragem do Paraná, membros do ministério público, servidores da justiça e alunos da Escola da Magistratura do Paraná). O evento foi transmitido “ao vivo” pelo sistema “webcast”, com mais de 200 acessos, no site da EMAP.

Após as apresentações do seminário foi realizado o lançamento da obra coletiva "Arbitragem e Poder Público" (ed. Saraiva), coordenada por CESAR A. GUIMARÃES PEREIRA e EDUARDO TALAMINI.
 

 

Fonte: TJPR